sexta-feira, 29 de abril de 2011

Professor João Afonso precisa de apoio

Em homenagem aos
desportistas na Câmara Municipal,
o Sr. João Afonso, recebe um
presente da Vereadora Nilma França.
A Escolinha de Futebol do Professor João Afonso foi criada em 1990 e nestes 21anos prestou um grande serviço à Piracanjuba.

Atualmente são 50 alunos e este fim de semana estão saindo de viagem para participar de mais um campeonato. Foram várias competições, medalhas, homenagens, mas o mais importante, hoje, é que o sr. João tem o respeito de muita gente.

Basta imagnar o número de alunos que já estudaram na escolinha dele em todos esses anos. Passam de mil meninos e também algumas meninas. Pessoa simples e humilde, o senhor João Afono tem cara de bonzinho mas dizem que é rígido na disciplina com os garotos, não tem muita leitura, mas é mestre nos gramados.

Depois de trabalhar como motorista da Prefeitura, o sr. João já dedicou 20 anos da vida ocupando as tardes de crianças carentes, levando mensagens de honestidade e respeito. Jovens como Wender Trindade, que aprendeu o valor de ser cidadão e hoje mobiliza amigos para cobrar a reforma do Ginásio de Esportes, ou como o filho da vereadora Nilma França, que só fazia a tarefa da escola pensando nas aulas de futebol. São muitos os casos de mães que agradecem ao Sr. João por ter contribuído na educação de seus filhos.

Ontem, na Câmara Municipal, o Senhor João Afonso parecia desolado. Dizia que sem apoio poderia até mesmo fechar a escola. "Temos o apoio da Prefeitura que concede o ônibus para o transporte das crianças para participarmos de campeonatos, mas temos que pagar o motorista e aí eu peço uma contribuição dos alunos para isso", conta o professor, que relata ainda o fato da contribuição de R$ 6,00 reais ser um valor significativo para famílias de baixa renda, muitas crianças que só contam com o apoio das mães.

"Chega lá, o menino fica olhando o outro lanchar e aí eu devolvo o dinheiro que ele tinha dado da contribuição para ele comer também e depois acabo pagando o motorista do meu bolso", conta. O sr. João Afonso relata que há anos tira dinheiro do próprio salário para custear despesas da Escola, que não cobra mensalidades e presta um serviço relevante para população de Piracanjuba.

Já de idade e depois de ter passado por uma cirurgia, o Sr. João Afonso dá sinais de que não tem mais a mesma disposição para driblar as dificuldades e manter a Escola que por mais de 20 anos serviu a nossa comunidade.

Ao vê-lo relatar as dificuldades de seu trabalho, com os olhos cheios d´água, os vereadores se emocionaram. A vereadora Cerzina disse que é preciso dar condições para que esses meninos possam fazer estas viagens com dignidade. O presidente da Casa, Clayton Machado, se propôs a conversar com representantes da Prefeitura. A vereadora Nilma França sugeriu caminhos legais para que a Escolinha possa receber verbas e o vereador Amauri Ribeiro se indignou com a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!