quinta-feira, 10 de março de 2011

Denúncias sim, ofensas não!

No post sobre o resultado do concurso Miss Piracanjuba um comentário anônimo foi postado usando palavras de baixo nível com ofenças pessoais.

Não gosto de não publicar comentários, mas neste caso foi necessário. A pessoa reclamava do resultado do concurso - e até ai o comentário poderia ter sido publicado sem nenhum problema, mas a ofensa pessoal estava anexa à reclamação e se publicasse de forma anônima a responsabilidade sobre tal ofensa seria minha.

Em seguida escrevi o post I´m Sorry Anônimos, com o objetivo de coibir este tipo de manifestação, com ofensas pessoais.

A pessoa reclamou dizendo que em Piracanjuba há muita perseguição e por isso os anônimos devem ser aceitos.

Ora, ao meu ver são duas situações distintas:

Primeira situação: Uma pessoa anônima faz um comentário com uma ofença pessoal e seu comentário não é publicado, lembrando que não havia nenhuma denúncia séria em questão.

Segunda situação: O direito constitucional concedido aos jornalistas de omitir o nome de fontes em matérias de denúncias será utilizado, no entanto, apenas quando necessário. Neste caso os anônimos serão aceitos, mas só serão publicados depois da apuração.

Entendo que muitas pessoas, no calor da indignação, utilizem palavras ofensivas para expressar seus sentimentos, mas é importante manter o debate no campo ideológico e não deixar que a discussão siga um caminho pessoal como o que foi feito pelo nosso caro leitor anônimo que prezo como os demais.

A escolha das palavras certas é uma arte e quem perde a cabeça, perde a razão. É como diz o provérbio chinês: "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!