sábado, 13 de maio de 2017

36ª Exposição de Orquídeas de Piracanjuba


Entre os dias 26 e 28 de maio acontece mais um show de cores e formas deslumbrantes no Palácio das Orquídeas, em Piracanjuba. A expectativa é que mais de 35 mil pessoas passem pelo local nos três dias do evento. Segundo o presidente da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO), Paulo Roberto de Morais, serão mais de 30 mil plantas sendo 400 de propriedade dos 200 orquidófilos que devem participar da mostra e as demais espécies que estarão disponíveis para venda. O evento faz parte do calendário oficial da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB) entidade responsável pelo julgamento e premiação dos melhores exemplares.

Colorindo as redes sociais


Para potencializar a divulgação do evento a APO iniciou uma campanha nas redes sociais com a hastag #maiotemorquideaempiracanjuba. O objetivo é incentivar a população a postar fotos e vídeos de orquídeas convidando amigos e conhecidos para visitar a mostra. Outra forma de ajudar na divulgação é compartilhar, curtir e comentar o assunto na internet. “O apoio da população será muito importante para que o evento alcance um público recorde esse ano”, disse o presidente da APO, Paulo Roberto de Morais. A Exposição é uma realização da APO em parceria com a CAOB, Prefeitura de Piracanjuba, Câmara Municipal e apoio de empresas, comércio e empresários locais.

Convidados ilustres

O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho será o Patrono do evento esse ano. Sua presença e a de outros convidados ilustres conferem cada vez mais importância à Exposição em Piracanjuba. A senadora Lúcia Vânia e o Secretário de Estado Vilmar Rocha também foram convidados para serem padrinhos e confirmaram presença contribuindo novamente para que a mostra se torne cada vez mais conhecida no contexto nacional.

Da mesma forma os deputados estaduais Marco Aurélio Palmerston, Eliane Pinheiro e Dr. Antônio Carlos de Morais também já estão confirmados na abertura. E para lembrar a importância que ex-prefeito Ademar Amorim teve para existência da Exposição foi criada uma homenagem especial que será feita na solenidade de abertura.

As queridinhas
Existem mais de 50 mil espécies de orquídeas no mundo e apenas uma pequena parcela é usada comercialmente ou cultivada por orquidófilos. Na Exposição de Piracanjuba é possível destacar algumas que podem até ser chamadas de “As queridinhas” tanto dos visitantes como dos orquidófilos e vendedores. Os nomes são bem estranhos mas aos poucos dá para ir acostumando com palavras tão difíceis de pronunciar:

Catlleyas- É um gênero de orquídeas de flores vistosas, muito popular e com inúmeras variações de formatos, tamanhos e cores amplamente disponíveis no comércio. A Cattleya Walkeriana Tipo é a orquídea símbolo da Exposição de Orquídeas de Piracanjuba por ser nativa da região. Entre os orquidófilos há sempre a expectativa de encontrar uma Cattleya de qualidade surpreendente no evento. A Cattleya possui uma beleza que exerce atração sem igual entre os orquidófilos e há um grupo que se dedica exclusivamente a essa espécie. Orquídeas raras e de boa qualidade como a Cattleya Walkeriana das espécies Feiticeira ou Alba podem ser comercializadas por cifras surpreendentes.


Phalaenopsis – De origem asiática há dois tipos principais: o padrão e o miniatura. Depois das Cattleyas é a orquídea mais popular em Piracanjuba. É campeã de vendas pelo preço e facilidade de cultivo. Suas flores podem durar até 40 dias e sua floração pode acontecer até três vezes por ano dependendo da região e dos cuidados dispensados. O preço popular e a variedade de cores de diversas tonalidades ajudam a encantar o público.


Orquídea Negra - A Maxillaria Shunkeana chamou a atenção na Exposição do ano passado ao ser classificada como a melhor planta da sua categoria e também pela sua beleza e curiosidade devido a cor de suas flores estar bem próxima do negro. Segundo o proprietário do Orquidário Bella Orchidea, Clodoaldo José Censi a Orquídea Negra também é uma queridinha das exposições e estará a venda esse ano tanto florida como em muda.


Cheiro de Chocolate - O Oncidium Sherry Baby chama a atenção pelo fato do perfume que exala ser parecido com o aroma de chocolate. Todos os anos essa espécie é encontrada para venda tanto em muda ou florida e também concorrendo entre as melhores plantas.

Vandas
São originárias da Tailândia mas se adaptam bem ao clima local. Possuem cor e beleza exuberante. Essa espécie não tem preço popular mas leva os apaixonados pela sua beleza a esqueceram o lado financeiro. Outro ponto favorável é a sua flor que assim como o Phalaenopsis pode durar cerca de 30 dias sendo encontrada nas mais variadas cores e tons que vão desde o amarelo, laranja, vermelho, rosa, arroxeadas com igual variação de tamanho e até cobertas com manchas ou listras. A Vanda se adapta bem ao clima local e poderá ser adquirida a um preço mais acessível na Exposição de Piracanjuba uma vez que haverá a presença de um orquidário especializado nessa espécie. Uma boa opção, segundo os vendedores, é adquirir uma muda pronta para florir o que sai pela metade do preço de um exemplar com flor.

Serviço:
XXXVI Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba
Data: Entre os dias 26 e 28 de maio de 2017
Local: Centro de Convenções Palácio das Orquídeas, localizado na Rua dos Eucaliptos, Setor Recanto do Bosque, Piracanjuba, Goiás.


Contato:
Assessoria de Imprensa:
Jornalista: Ana Paula Vitorino
Contato: (64) 99209.7342 e (62) 98212.0391 (Whatsapp)

Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO)
Presidente: Paulo Roberto de Morais
Contato: (64) 99247 7114


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!