quinta-feira, 12 de julho de 2012

Eleições 2012 - 2 forças antagônicas e 3 candidaturas alternativas


Com o registro de candidaturas, começa a movimentação para as eleições municipais de 2012, em Piracanjuba. Apesar de já se ver algumas ideias espalhadas nas redes sociais, a campanha só deve "aparecer" mesmo na Festa de Agosto.


O eleitor irá escolher entre 5 chapas:


1. O PMDB, com o ex-prefeito Naudiomar Elias se aliou ao PSB, que indicou como vice, o empresário Donizete Cabrito. É a aliança de um partido forte, que normalmente alcança metade dos votos válidos, com um candidato de nome conhecido que representou a terceira via na eleição passada. Nestes quatro anos, a população de Piracanjuba, que de boba não tem nada, ficou de olho em Donizete, na sua história de sucesso como empresário e nos motivos que o levam à obstinação em ser prefeito da cidade. E muitos podem ter se arrependido de não terem votado nele. E diga-se de passagem, apesar de Naudiomar ter uma história de desgastes, ninguém pode dizer nada contra Cabrito a não ser que não é um campeão no quesito carisma. Mas apesar dos pontos à favor esta coligação tem um problema sério a superar, a aprovação do nome de Naudiomar como candidato pelo Justiça Eleitoral já que o nome dele consta na relação de fichas-sujas, ou de ex-prefeitos que ainda não tiveram suas contas aprovadas.


Os candidatos 2. Marcão da Serra Negra (PSDB) e Clayton Machado (PSD) representam a força antagônica ao PMDB na cidade pelos seguintes motivos: O PSDB é um dos maiores partidos locais, e em seus quadros há membros importantes como o presidente da Coapil, José Lourenço, Ademar da gráfica, subsecretária de Educação, Lenísia Canedo, entre outros. Outro motivo é que com a criação do PSD, os membros do DEM migraram para a sigla que se tornou um dos maiores partidos da cidade tendo em seus quadros a vereadora Cerzina entre outros e por fim, é a coligação apoiada pelo Prefeito Ricardo Pina.


E há ainda, os candidatos 3. Dr. Doriocan (DEM) e Leandro Romano (PTB); 4. Amauri e Claudinei e 5. Marconi e Josiane, que para mim, representam as verdadeiras candidaturas alternativas nesse pleito. As candidaturas alternativas tem suas chances de vitória no novo e na possibilidade de mudança. O eleitor só vota em um candidato alternativo por protesto, no caso de Amauri, ou por acreditar que ele pode fazer algo diferente, no caso de Marconi do Pit Dog. Dessas, a que menos aposto é a do Dr. Doriocan, que já possui uma história política na cidade e apesar de não carregar desgastes políticos pode apresentar rejeição com relação ao eleitor que procura o novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!