quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Câmara aprova critérios para título de cidadania

Muita gente me perguntou qual era a explicação para Câmara de Piracanjuba ter concedido título de cidadão piracanjubense ao cantor Leonardo. Com todo respeito ao cantor, que tem uma voz maravilhosa, e claro, é uma celebridade que dispensa adjetivos. Mas a questão não é o que Leonardo é, mas o que ele fez para merecer um Título de Cidadania de Piracanjuba. Me pergunto se ele comentou isso com alguém, ou se sentiu mesmo feliz com a homenagem que talvez não tenha significado muito visto que é uma pessoa cuja ligação com Piracanjuba se resume a realização de um show, para o qual só o fez permanecer algumas horas na cidade.

Um ex-vereador, o senhor Sebastião Pontes de Paula, me disse que na época dele haviam critérios, mas na verdade o que havia era bom senso. Só que com o passar dos anos me parece se ter perdido o espírito real desta homenagem. Título de cidadania deixou de ser para homenagear e virou uma forma de "agradar" personalidades políticas e outras e até para instrumento político.

Mas sejamos justos, a situação não é exclusiva de Piracanjuba. Até mesmo a Assembléia Legislativa de Goiás se deu mal ao conceder título de cidadão goiano ao dono da Avestruz Master. Foi uma das homenagens mais pomposas que já assisti e quando o escândalo financeiro veio à tona no Estado, na mesma proporção foi a vergonha dos deputados em ter homenageado o maior 171 que Goiás já viu.

Por essas e outras que a Câmara de Piracanjuba, aprovou em boa hora, o Projeto do vereador Amauri Ribeiro, que estabelece critérios para concessão de títulos de Cidadania Piracanjubense.
E os critérios são cinco:
I - não ter nascido em Piracanjuba; (parece óbvio, mas frente ao exposto, é sempre bom deixar claro!)
II - residir ou ter residido em Piracanjuba por período superior a quatro anos;
III - ter praticado atos de relevante interesse social para a população de Piracanjuba;
IV - ser pessoa de notório reconhecimento público;
V - possuir idoneidade moral e reputação ilibada.

E ainda, segundo o Parágrafo único, do Projeto de Resolução, a proposição deverá vir acompanhada de currículo ou de histórico com a trajetória do homenageado.

Na justificativa, o vereador Amauri Ribeiro afirma que a intenção do Projeto é impedir que o instrumento seja usado como instrumento político e eleitoreiro e que a falta de critérios desprestigiava a própria condecoração, tirando a importância e a grandeza do ato.

Finalizando, meu elogio vai para a Câmara Municipal de Piracanjuba que identificou a situação, tomou uma providência rápida e deixou de lado as picuínhas aprovando o projeto do Vereador Amauri.

Um comentário:

  1. Ana Paula, gostei muito dessa proposta do vereador Amauri Ribeiro, uma pessoa sempre atenta a tudo que acontece em Piracanjuba. Inclusive, já sugeri vários nomes que merecem e muito um título de cidadão piracanjubense, tais como o ex-dentista prático Zoroastro Marques, as professoras Neidia Maria da Costa e Cláudia Machado da Slva Martins, o senhor Heleno Martins e o escritor Antonio Alves Magalhães. Todos são nascidos em outras cidades e/ou estados, moram aqui há décadas, têm prestado relevantes serviços à comunidade e, sobretudo, são pessoas bem conhecidas e idôneas. Valdir Brasil

    ResponderExcluir

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!