quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Greve dos servidores da Justiça

Os servidores da Justiça, em Goiás, estão em greve por tempo indeterminado.

A categoria reivindica a reposição das perdas salariais que, segundo cálculos do Dieese, chegam a 82,30% e o cumprimento integral do Plano de Cargos e Salários, aprovado em 2003. Segundo o Sindijustiça, a categoria possui o menor salário do pais, em média, 10% do que é pago aos magistrados, sendo que em outros estados, esse valor chega a 50%.

Segundo os funcionários se por um lado o servidor sofre com perdas salariais, por outro, é crescente a cada dia a pressão por maior produtividade. "Apesar de termos os piores salários, a justiça de Goiás tem recebido reconhecimento pela agilidade dos processos em comparação à outros estados", disse uma servidora que acrescenta que os servidores é que são penalizados.

"Nós somos uma categoria que tem uma imagem de ter altos salários, mas isso não é verdade. Aqui em Piracanjuba a média dos vencimentos é de R$ 1.700,00", disse uma das servidoras.

Em respeito ao princípio da continuidade dos serviços públicos, será mantido um percentual mínimo das atividades, para garantir o atendimento das necessidades inadiáveis como medidas protetivas, réus presos, busca e apreensão de menor e àqueles que coloquem em perigo iminente a sobrevivência, saúde ou a segurança da população. Os servidores esclarecem ainda que, durante a greve irão cumprir a carga horária normal.

Análise:
Mesmo tendo eleito Lula como presidente e ainda ser comandado pelo Partido dos Trabalhadores, através da presidente Dilma, é impressionante como Brasil continua a ser um país que privilegia as elites em detrimento dos trabalhadores. É impressionante como é fácil ter aumento para magistrados, ministros, senadores, deputados e como é difícil para os trabalhadores comuns conseguirem qualquer ganho em salário ou em qualquer outro aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!