sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Câmara Municipal - O mistério dos novatos

Força da oposição é incerta devido ao grande numero de novatos

Dos nove vereadores eleitos no último dia 5 de outubro, sete irão compor a bancada na Câmara Municipal pela primeira vez no próximo ano, são eles: Amauri Ribeiro (PSDB), Cerzina (PP), Roder Telles (PMDB), Cida (DEM), Ellen de Lima (PTB), Jucene (PTB) e Clayton Vargas (PTN). Apenas dois foram reeleitos, são eles, Nilma França (PMDB) e Marcilon Borges (DEM). O candidato mais votado, Amauri Ribeiro, ou Amauri da Discoteca, obteve 628 votos, seguido da ex-secretária de Assistência Social, Cerzina Faleiro, que obteve 565 votos. Mas ao contrário de Cerzina, que já era conhecida no campo político, a grande votação de Amaury Ribeiro não deixou de ser uma surpresa devido ao fato de ter sido a primeira experiência do comerciante na política.
Com uma renovação de mais de 80% é difícil adiantar o que pode acontecer em termos de apoio e oposição dentro da nova Câmara Municipal de Piracanjuba. Uma coisa é certa: o vereador mais votado, que assume como presidente da Casa, não irá caminhar do mesmo lado do prefeito eleito Ricardo Pina. Conhecido na cidade por suas posições firmes e apesar de ser do PSDB partido que na esfera estadual é aliado ao PP, partido de Ricardo Pina, Amauri já deixou claro: “vou ser da oposição”, disse adiantando também que não pretende ser radical e que fará uma oposição consciente, votando a favor do que é bom para cidade e contra aquilo que julgar ruim.
Segundo informações do grupo ricardista, já são cinco os vereadores que estariam unidos ao novo Prefeito. Os três eleitos pela coligação: Cerzina, Cida, Marcilon Borges e mais Ellen de Lima e Clayton Vargas. Desta forma a oposição estaria composta por quatro vereadores. Nilma França e Roger Teles, ambos do PMDB; Jucene, do PTB e Amauri Ribeiro, do PSDB. Em número, uma oposição grande, no entanto, não se sabe até que ponto teria força e coesão uma vez que será composta praticamente por novatos. Apesar de ser do PMDB, não está definida ainda a posição política de Roger Telles. O vereador tem demonstrado simpatia ao grupo do Prefeito eleito e poderá ser o fiel da balança em votações importantes.
Em uma eleição histórica a maioria dos vereadores não foram reeleitos. Despedem-se do legislativo municipal Zenio Daher (PPS), Wanderlan Pontes (PR), Lindolfinho (PT), Nacim (PR), José Eduardo (PSDB), Rogério Borges (PSDB) e Marco Antônio (PMDB). Dos partidos, o PR teve uma grande perda, apesar de contar agora com a presença do vice-prefeito, João Eurípedes, perdeu duas vagas na Câmara Municipal. O PPS e o PT também ficam sem nenhuma representação. O PT ainda passou perto elegendo o professor Waltinho e depois perdendo a vaga na recontagem de votos para Nilma França, do PMDB. E o PMDB continua com dois representantes no legislativo. O PSDB também perde uma das duas vagas que ocupava. E o DEM volta a ter uma maior representação na Câmara Municipal ocupando agora duas vagas. Outro que sai ganhando é o PTB que neste pleito contará com dois nomes do partido no legislativo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!