quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Esquenta o jogo político em Pba para as eleições de 2012

Especula-se na cidade que Doriocan dos Santos, teria assumido a presidênca do DEM, em Piracanjuba, no lugar do ex-vereador e ex-secretário de Esportes, Adenildo Lima, acusado pelo MP de fraudar licitação para obra do Palácio das Orquídeas.

A mudança no DEM de Piracanjuba acontece junto a outras mudanças nos partidos locais. Comenta-se que nada menos que quatro vereadores estariam prestes a se filiar ao novo PSD. Seriam eles: Clayton Machado, Cida Divani, Cerzina Faleiro e Ellen de Lima. A ida do vereador Clayton já está confirmada por ele mesmo que já responde pela presidência, em Piracanjuba.

Outra novidade no PSD seria o nome do vice-prefeito João Eurípedes, hoje no PR, que sofre uma crise no Estado com possível saída do líder maior no Estado, deputado federal, Sandro Mabel. Mabel está sem rumo definido, pode ir para o PMDB, mas dificilmente viria para o PSD. Neste caso é quase certa a separação entre João Eurípedes e o empresário das bolachas, já que em Piracanjuba dificilmente o grupo de João Eurípedes se filiaria ao PMDB.

Outro comentário seria uma super articulação do ex-prefeito, José Carlos, para tomar a presidência do PSC, das mãos de Marconi Piracanjuba, a surpresa eleitoral das últimas eleições estaduais. Marconi esclarece que já foi nomeado presidente da sigla e que terá o apoio total do PSC estadual para uma candidatura majoritária em Piracanjuba.

Mais uma especulação sobre a política Piracanjubense é a possível chapa encabeçada pelo ex-prefeito Naudiomar Elias (PMDB) que teria como candidato a vice, Donizete Cabrito.

Outra mudança que pode acontecer é a saída do Prefeito Ricardo Pina do PP. A situação partidária do prefeito foi noticiada em duas notas na coluna Giro, do Jornal O Popular. No sábado a coluna afirmava que o Prefeito teria recebido convite para filiação no PSD, mas no dia seguinte a direção da sigla afirmava o nenhum convite teria sido feito ao Prefeito.

Chegou em Piracanjuba na última semana, o Pastor Eduardo, conhecido também como Soldado Eduardo, ex-candidato a vice de Donizete Cabrito nas última eleições. Na época a candidatura de Eduardo foi responsável por um racha dentro do PSDB de Piracanjuba. Depois de uma temporada fora do País o Pastor estaria de volta de olho nas articulações das eleições do ano que vem e já estaria estudando a sua filiação ao PTC, que tem como principal articulador, o administrador Reinaldo Rodrigues, conhecido como Latino, que dexou o PP, depois de desavenças entre o Prefeito Ricardo Pina e a vereadora Cerzina.

Mais uma novidade na política local é que algumas lideranças estariam articulando o lançamento do nome de uma mulher para prefeitura nas próximas eleições.

O medo do fator renovação tem arrepiado os vereadores da atual legislatura. Só de lembrar que no último pleito apenas dois foram aprovados. Marcilon e Nilma foram os únicos reeleitos e mesmo assim com uma votação apenas suficiente para eleição. No caso de Nilma então, foi por pouquíssimo que não perdeu a vaga para o professor Waltinho que aliás na próxima vem com tudo de novo, desta vez pelo PSDC.

Há lideranças comentando que a rejeição do ex-prefeito Naudomar Elias, o faz o adversário preferido nas próximas eleições. Por outro lado há quem acredite que Naudiomar está com a bola toda por causa das dificuldades da atual gestão. Falando em rejeição, comenta-se na cidade que a dificuldade do prefeito Ricardo Pina em se reeleger já coloca o nome do presidente da Coapil, José Lourenço, como a primeira opção dos partidos aliados ao governador para ser o candidato em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!