sexta-feira, 10 de junho de 2011

Falta Planejamento na Prefeitura de Piracanjuba

Preocupado com a perda de recursos por parte dos municípios, o Governo de Goiás, através da Controladoria Geral do Estado, realizou um seminário sobre Investimentos para Municípios. Na verdade o Estado disse: o dinheiro é pouco, mas existe, o que falta é competência nas Prefeituras. 

Falta planejamento porque os servidores são contratados, não por competência, mas por indicação. Muitas vezes, esses indicados estão longe da qualificação necessária para exercer determinado cargo. Além disso, aqueles poucos profissionais qualificados não são valorizados porque não possuem indicação política.

Resultado? Má gestão. Enquanto pessoas se amontoam nas salas em bate papos e as vezes criticando o próprio Prefeito - porque para criticar não é preciso nem ser alfabetizado - a cidade perde, e perde muito. 

José Carlos Siqueira, chefe da Controladoria do Estado e um dos melhores gestores públicos de Goiás, disse que muitos municípios estão perdendo recursos de emendas parlamentares e dinheiro do governo federal alocados no orçamento da União, quase sempre por falta de uma simples certidão.

Por exemplo: uma pessoa que tem o nome sujo não consegue um financiamento para comprar a casa própria, o que falta para essa pessoa? Planejamento. Planejar seus gastos, pagar suas contas e limpar o seu nome. Não adianta chorar, ir atrás de padrinhos, fiadores, conversa mole não resolve se o dever de casa não foi feito.


O problema é que os municípios não querem planejar. Preferem ir atrás de artimanhas políticas, acordos e conchavos. Está comprovado que não adianta em nada um grande apoio político, seja do Presidente da República ou do Papa, se não for aliado a uma boa gestão. Sem planejamento as prefeituras ficam dependentes do governo Estadual e é para isso que o governador Marconi Perillo está alertando os prefeitos com o que foi chamado de seminário sobre investimentos. É como se o governador falasse para os prefeitos: organizem a casa, façam uma boa gestão que os recursos virão. E o que acontece com as Prefeituras que continuarem na política do amanhã somente a Deus pertence? Ficarão entregues a própria sorte. Até Deus pede que nós façamos nossa parte, porque não dá pra ganhar na loteria sem comprar um bilhete.


O chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, sabe bem como tudo isso funciona. No primeiro governo Marconi Perillo foi um grande gestor. E uma grande parte do sucesso do governo Marconi Perillo é a capacidade de realizar uma gestão eficiente, buscando pessoas comprometidas não com idéias vazias, sonhos mirabolantes, mas com resultados.

Em Piracanjuba temos uma gestora eficiente: a Secretária de Saúde, Carla Guimarães. Assumiu uma das áreas mais difíceis da administração e faz seu trabalho com base no planejamento. Já ouvi de uma pessoa a seguinte frase: "Se assumisse a prefeitura um dia, dessa administração os únicos secretários que manteria são Carla e Eider". Eider é dedicado e com isso mostra serviço, apesar da falta de estrutura com que trabalha não o deixar ir além dos serviços necessários.

Ao contrário do que o governo do Estado vem solicitando das Prefeituras, a Secretaria do Planejamento de Piracanjuba não tem tido o importância que deveria. A pasta é ocupada por um secretário, que apesar de boa fé, não tem qualificação específica e nem experiência na área. A observação desses dois anos mostra que apesar de ser uma gestão de boa vontade, de luta política por recursos, pela sorte de uma boa amizade com o governador, não há foco no planejamento e isso atinge de cheio a qualidade da gestão. Projetos são encaminhados à Câmara com o objetivo de apagar incêndios ou para apoiar investimentos de empresas que simplesmente “aparecem”.

Verbas existem. A prova disso é que a superintendente regional da Caixa Federal em Goiás reafirmou que a instituição é parceira dos municípios e está sempre presente na melhoria urbana das cidades, seja financiando obras de saneamento, seja na construção de moradias. Ela anunciou que a Caixa dispõe de recursos e seu grande desafio é a habitação. Segundo a Caixa, a instituição tem recursos represados e para liberá-los, basta que os municípios apresentem bons projetos. Informação da gerência da Caixa Econômica Federal em Piracanjuba dá conta que o município não possui convênio para liberação de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida.
O governador Marconi Perillo sabe que um bom governo precisa de uma boa gestão. Costuma valorizar gestores que apresentam resultados, idéias inovadoreas, inteligentes, capazes de resolver problemas pontuais sem ficar mendigando apoio a todo momento. Mas o governador também costuma simplesmente esquecer aqueles que só cobram sem dar um primeiro passo. Esperamos que todos tenham compreendido o recado do Governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!