quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Causo do Pablo Henrique e a Evolução na Educação


Alunos Isadora Silva,
Felipe Machado e
Pablo Henrique Carvalho.
Eles participaram do Festival
de Contadores de Histórias.
 É muito bom perceber como o ensino vem redescobrindo formas prazerosas de fazer com que os alunos despertem para educação. Na última quarta-feira, dia 29 de setembro, na Câmara Municipal de Piracanjuba, foi realizado o 2º Festival de Contadores de Histórias, Causos e Poesias, realizado pela Subsecretaria Estadual de Educação. Cerca de 14 escolas participaram do evento que selecionou 1 aluno de cada categoria para participar da etapa estadual.

No Festival conheci um garoto chamado Pablo Henrique Carvalho. Ele contou o causo do Prefeito e a Providência, de Eurico de Andrade. Claro que a história é digna de aplausos para o autor, mas o Pablo Henrique é um verdadeiro artista e com seu jeitinho interpretou muito bem as malandragens do Prefeito falastrão que sempre dizia que ia tomar “providênça” quanto aos problemas da cidade enquanto na verdade ia era para sua casa tomar mais um gole da cachaça que era de seu gosto e tinha nome de justamente “providença”.

Em entrevista o jovenzinho de 11 anos, com um olhar esperto me confessou que não era lá um dos alunos mais disciplinados da Escola. Disse que com a participação no concurso ficou mais interessado nas aulas de língua portuguesa e até melhorou nas demais disciplinas.

Mas não foi só o Pablo que mudou o comportamento. Os professores também mudaram de ótica e descobriram novas formas de despertar o interesse dos alunos. Ao abrir o leque de opções de ensino e transformar a leitura em algo que mexe com a emoção de Pablo - que afirma ficar até com vontade de chorar quando está lá no palco fazendo a sua apresentação, a própria Escola mudou.

É o que confirma a coordenadora pedagógica, da Subsecretaria de Educação, Eloiza Amélia Guimarães Rodrigues. Ela afirma que com a realização de concursos literários os alunos se interessam mais pelas aulas e os professores relatam melhorias significativas na relação de ensino. “A medida que a gente trabalha com a literatura infantil, com os textos literários, com os causos, a gente desperta o interesse pela leitura e quando a gente faz isso abre-se um leque de possibilidades para que o aluno adquira competência de leitura e habilidades necessárias de compreensão, de interpretação e até mesmo de escrita”. Segundo a coordenadora o sucesso do Festival foi tanto que o número de inscrições do primeiro ano para este, aumentou em mais de 100%, o que, segundo Eloiza, prova que houve um interesse dos alunos.

PS... Pablo Henrique vai estar domingo, dia 03 de outubro, no programa Manhã Sertaneja, do Dr. Wilson Borges, na Radio Orquidea FM.

Um comentário:

  1. Ana Paula,
    Obrigado pela citação ao meu nome e ao causo "O prefeito e a providência". É um prazer e uma satisfação ver que você respeita e preserva o direito autoral. Abraços. Convido-a para conhecer mais do meu trabalho em http://tabui.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!