terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Professora da Escola Serra Negra ganha carro zero Km

A Escola Serra Negra foi destaque na festa de premiação do Programa Agrinho 2010, realizada no último dia 3 de dezembro, em Goiânia. Foram distribuídos mais de 110 prêmios para professores, alunos e escolas premiadas. Depois de três anos de trabalhos intensos, a professora Rachel de Melo e Silva, da Escola Municipal de Serra Negra, foi a grande vencedora do dia com o melhor projeto pedagógico e ganhou um carro zero quilômetro, além de um computador completo e uma TV 29¨. "A elaboração e execução de um projeto é um caminho árduo, promover a atuação da comunidade acostumada ao descaso é consideravelmente difícil, mas não impossível.O Programa Agrinho serviu como base para realização de um sonho...", disse a professora Raquel que irá receber a premiação em Piracanjuba, com uma grande festa no próximo dia 10.
A Escola Serra Negra foi a mais premiada em todo o Estado no Programa Agrinho 2010, faturando além de veículo Uno, zero km, mais 3 computadores, uma câmera digital, uma TV 29¨ e um aparelho de som.
Durante os meses de agosto e setembro a Escola Serra Negra fez a cobertura do projeto que foi desenvolvido na própria comunidade SERRA NEGRA e nas ruas da cidade de Piracanjuba. O Projeto vencedor foi elaborado pela professora Rachel, que abordou questões relativas à ética, cidadania e meio ambiente, com ações que mobilizaram toda a região. Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, o trabalho ultrapassou os muros da escola e com sabedoria e desenvoltura para sensibilizar e conscientizar a população. A professora e os alunos foram agregando parceiros que representaram uma força decisiva para a concretização das ações idealizadas.
Durante o trabalho, adesivaram carros, distribuíram panfletos, sacolinhas lixeiras para automóveis, os alunos participaram de oficinas de arte com artistas da região, elaboraram um Projeto de Lei n° 1480/2010 que institui a SEMANA DO MEIO AMBIENTE em Piracanjuba, aprovado na Câmara Municipal, realizaram ainda programas na Rádio local, e em parceria com a COAPIL conseguiu a implantação de sacolinhas biodegradáveis para embalar as mercadorias no supermercado. Ao final do trabalho, deixaram ainda a marca para a posteridade plantando 520 mudas de árvores nativas e sinalização do espaço com uma enorme placa que leva o nome do Programa Agrinho e os colaboradores do projeto.
Também da Escola Serra Negra, o aluno Leandro Gomes da Silva Júnior recebeu a premiação destinada ao segundo lugar da categoria redação (9° ano) e levou para casa um Playstation e a aluna Claudilene Oliveira de Souza, também na categoria redação (7° ano) recebeu a premiação destinada ao primeiro lugar e recebeu um computador completo. A relatora dessa etapa do projeto, a coordenadora da Escola Serra Negra, Neidia Maria da Costa recebeu uma Câmara digital e um computador completo com impressora, em reconhecimento ao trabalho realizado. E a diretora da escola, Adriana Ribeiro disse que todos estavam muito felizes já que a Escola concorreu com outras 1.232 escolas. "Quando conseguimos unir escola e sociedade em busca de qualquer objetivo, sempre obteremos êxito, basta mostrarmos um trabalho sério que teremos parceiros em todas as etapas".
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, disse que está muito satisfeito com os resultados alcançados com o Programa Agrinho, que hoje é o maior programa de responsabilidade social do Sistema. “É gratificante ver que cada vez mais a Federação está zelosa no cuidado com as pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para vivermos momentos brilhantes como esse”.  O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piracanjuba, Eduardo Iwasse que acompanhou a equipe da Escola Serra Negra e alunos na premiação elogiou o trabalho da Escola e o esforço dos alunos. Segundo Eduardo, o destaque da Escola no Programa prova a dedicação com que alunos e professores e toda equipe da Escola Serra Negra se engajaram no projeto e também demonstra a qualidade do ensino que é oferecido pela unidade. “Parabenizo toda a equipe da Escola Serra Negra e os alunos por esta brilhante participação neste projeto que conta com a parceria do Sindicato Rural”.
Premiação - Uma grande festa foi promovida para receber estudantes, professores, presidentes de Sindicatos Rurais, autoridades políticas, empresários e parceiros do Agrinho, estiveram presentes no evento para homenagear os projetos e trabalhos que mais se destacaram dentro do tema proposto para o concurso deste ano, Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Centenas de crianças, adolescentes, pais e professores de escolas de todo o Estado participaram da cerimônia que distribuiu mais de 100 prêmios, incluindo um veículo zero quilômetro. O evento foi o ponto alto de um trabalho que começou no início do ano, com a capacitação dos professores das escolas da rede pública que aderiram ao programa.
Após a capacitação, os professores retornam aos municípios e começam a trabalhar nos projetos relativos ao tema deste ano. Inseridos nesses projetos, os alunos são convidados a desenvolverem textos e desenhos, que podem no final do ano letivo, concorrer a premiação do Programa Agrinho. Foram inscritos 1.309 trabalhos.
A expectativa é de que em 2011, o Programa chegue a 150 municípios, tenha adesão de 1.400 escolas da rede pública de ensino e atenda a 400 mil alunos. Para aqueles que já estão se preparando para a premiação do próximo ano, o tema será “Alimentação saudável e Meio ambiente”.
Responsabilidade Social - O Programa Agrinho é uma ação de responsabilidade social, que visa levar informações sobre cidadania e meio ambiente, principalmente, às crianças do meio rural. O programa tem o objetivo de atender professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicas municipal e estadual de ensino. Entre os temas propostos pelo Programa aos professores estão o uso do solo, da água, resíduos sólidos, agrotóxicos, agricultura, biodiversidade e mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!