segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FAP se destaca pela pior nota entre as faculdades de Goiás

Faculdade de Piracanjuba esteve em destaque no último dia 14 de janeiro ao ser a única de Goiás a receber nota 1, a mínima possível, no IGC (Índice Geral de Cursos), que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação no Brasil.


Nenhuma instituição de ensino superior do Estado de Goiás atingiu 5 – nota máxima. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Brasil, das 1.793 instituições avaliadas em 2009, entre elas universidades, faculdades e centros universitários, apenas 25 obtiveram nota máxima, sendo 15 públicas e 10 particulares. Em Goiás, das 67 instituições, apenas duas alcançaram a nota 4, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), ambas públicas.

A Faculdade de Piracanjuba pode receber punição por ter somado média mínima. O ICG é um indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade – exame federal –, a qualidade do corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. É dividido em universidades, centros universitários e faculdades, pois o MEC considera que as características de cada instituição são muito diferentes. A escala vai de 1 a 5 e as instituições que obtiveram notas 1 e 2 – consideradas ruins – ficam sob supervisão do MEC. Caso não consigam sanar as deficiências, podem ter o vestibular suspenso, diminuição no número de vagas oferecidas, ou podem até perder o credenciamento dos cursos.

Apenas 1,2% das instituições de ensino superior do País alcançou a nota 5, a mais alta IGC. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não participam da avaliação do Ministério da Educação (MEC), por terem autonomia universitária e discordarem da metodologia. O ministro da Educação, Fernando Haddad, tentou afastar a idéia de que poucas instituições ofertam ensino de qualidade. “O sistema é referenciado. Isso significa que sempre haverá parte das instituições com nota 1 e 2.”

Estamos tentando entrar em contato com a direção da Faculdade, mas apesar de termos ligado várias vezes, O TELEFONE NÃO FOI ATENDIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!