segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quem concedeu o título de Capital Goiana das Orquídeas à Piracanjuba?

Segundo os orquidófilos mais antigos de Piracanjuba, a Exposição Nacional de Orquídeas começou como uma reunião de amigos com interesse comum pelo cultivo de orquídeas, no Salão da Igreja Matriz na década de 80.

Apesar de ser uma região rica em Catleyas, nessa época o cultivo de orquídeas era algo totalmente novo no Estado de Goiás e os moradores da maior bacia leiteira do Estado foram os pioneiros nessa atiidade, em Goiás. A cidade que era conhecida pela produção de fumo de boa qualidade, criou o primeiro grupo de cultivadores de orquídeas da região, o Círculo Piracanjubense de Orquidófilos.

“Aqui em Piracanjuba, os primeiros foram o Wilson Brasil, que foi dono da melhor planta já cultivada na cidade, a professora Pingo, a professora Mércia, o professor Tarcísio, o Wilson Borges, entre outros”, relata o ex-prefeito de Piracanjuba e ex-deputado estadual, Ademar Amorim, que ainda revela: “foi com a ajuda dos nossos orquidófilos que foram criadas as associações de Goiânia, Brasília, Caldas Novas, Morrinhos e outros”, disse o senhor Ademar que também foi tomado pela paixão pelas orquídeas e chegou a ter mais de 10 mil plantas, no orquidário que mantinha em casa.


Hoje o ex-prefeito Ademar Amorim está afastado da diretoria da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO) por problemas de saúde, mas tanto nas vezes que esteve à frente da presidência da Associação, e também enquanto Prefeito, foi peça fundamental para o sucesso do evento, como grande incentivador e apoiador da primeira Exposição.

E é na memória do ex-prefeito Ademar Amorim, que está o momento exato em que a cidade recebeu o título de Capital Goiana das Orquídeas: “Por ser uma cidade pequena e com poucos recursos, nós sempre buscamos o apoio do Poder Público para realização do evento e com isso, sempre fomos diferentes dos outros Estados na tradição de contar com governadores, senadores e várias figuras políticas nas aberturas”, conta o ex-prefeito.

Ademar Amorim relata que foi em 1982 que o então governador Ary Ribeiro Valadão denominou, pela primeira vez, Piracanjuba como A Capital Goiana das Orquídeas. “Naquele ano o evento foi especialmente grandioso. Foi a segunda Exposição, o primeiro ano tinha sido um grande evento, e no ano seguinte a fama já tinha corrido, o que fez com que fosse ainda maior. Nós passamos 20 dias viajando, fazendo visitas e convidando orquidófilos do Rio de Janeiro, São Paulo e algumas cidades do Sul para participarem. E o fruto foi o título de Capital Goiana das Orquídeas, concedido pelo então governador, que na época, ficou impressionado com a grandiosidade do evento”, conta o ex-presidente da APO, Wilson Borges.

3 comentários:

  1. A primeira Exposição de Orquídeas ocorreu no ano de 1979 no Colégio Ruy Brasil Cavalcante e, portanto, em 1980, já no Salão Paroquial, foi que ocorreu a segunda Exposição de Orquídeas de Piracanjuba. Não fossem problemas ocorridos nas décadas de 80 e 90 estaríamos realizando agora em 2011a nossa 33ª Exposição e não a 30ª. Foram vários os problemas: queda de ponte no Rio Meia Ponte, na rodovia (antiga GO 15) que liga a BR 153 a Piracanjuba e também a falta de recursos e má vontade política. Valdir Brasil

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Valdir Brasil pela contribuição. Vc tem mais informações curiosas ou não sobre a história da Exposição? Manda para eu postar com crédito aqui no Blog, será ótimo! Vamos aproveitar o momento para escrever e divulgar a nossa história. P. exemplo quais foram os problemas que impediram a realização do evento e isso aconteceu em que ano?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Vamos lá! Gostou? Tem uma crítica? Participe, comente!